É natural as pessoas se perguntarem por que devem fazer terapia, existem vários motivos para procurar um terapeuta, vamos falar um pouco sobre eles e sobre como funciona o processo terapêutico.
A terapia é eficaz na realização de tratamentos específicos destinados à resolução de problemas psicológicos, como por exemplo, desregulações de humor, sintomas de depressão, ansiedade, déficit de atenção e hiperatividade, medos incapacitantes, processos de luto, conflitos conjugais, entre outros. É comum eventualmente passarmos por períodos de estresse, sofrimento e irritabilidade, podemos estar brigando demais com as pessoas que amamos, ter conflitos em nossos relacionamentos familiares, estarmos tristes sentindo a falta de alguém que não pode mais estar conosco, ou simplesmente nos angustiarmos com as coisas que vem acontecendo em nossas vidas.
O acompanhamento terapêutico também é recomendado para quem busca autoconhecimento, regulação emocional e liberdade na realização de escolhas mais saudáveis. Quem conhece a si mesmo tem mais autonomia no controle dos seus pensamentos, tomando decisões mais assertivas e que resultam em sucesso das relações futuras. A aceitação da pessoa que se é hoje possibilita a mudança da pessoa que ser quer ser amanhã.
No processo terapêutico forma-se uma relação de respeito e confidencialidade onde o paciente é convidado a falar abertamente sobre seus pensamentos e sentimentos, sentindo-se seguro para expor suas dificuldades, numa relação de confiança, diante da aceitação e da atitude de não julgamento do terapeuta.
O psicólogo trabalha numa postura de acolhimento e escuta empática, propondo novos significados e estratégias de comportamentos mais funcionais, auxilia o paciente a refletir com mais consciência sobre as questões que o impedem de agir de forma satisfatória na sua vida.
A terapia baseia-se em pesquisas com eficácia comprovada, levando em consideração os avanços científicos da psicologia. A evolução no processo terapêutico depende da constância e do comprometimento do paciente com seu tratamento. As sessões podem variar de uma a duas vezes por semana, ou quinzenalmente em processo de manutenção, ocorre em dias e horários combinados, e tem a duração de cinquenta minutos.
ALGUNS DOS MOTIVOS MAIS COMUNS PARA PROCURAR UM PSICÓLOGO:
- Autoconhecimento;
- Qualidade de vida;
- Equilíbrio emocional;
- Controle da irritabilidade;
- Sintomas de depressão;
- Ansiedade e preocupação constantes;
- Elaboração de luto;
- Fobias específicas;
- Mudanças repentinas de humor;
- Sentimento de vazio e inadequação;
- Comportamentos compulsivos: Alimentares, drogas, jogos;
- Problemas de relacionamento conjugais, familiares ou profissionais.