O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, mais conhecido como TDAH é subdividido em três tipos: Predominantemente Desatento, Predominantemente Hiperativo/Impulsivo, ou Combinado.
Leia atentamente e veja se você se identifica com pelo menos 6 dos sintomas de Desatenção e 6 dos sintomas de Hiperatividade. Os sintomas devem ser sérios o suficiente para causarem prejuízos de vida nos últimos 6 meses.
Algum histórico destes sintomas já estava presente antes dos 12 anos. E não devem ser melhor explicados por outros transtornos associados.
Quero deixar bem claro que este post mostra um pequeno apanhado do espectro geral do TDAH, e de forma alguma substitui a avaliação e o diagnóstico clínico. Inclusive nenhum post tem o poder de diagnóstico de um profissional de saúde mental.
Espero que sirva para conscientização e desmistificação do TDAH, e para auxiliar cada vez mais pessoas a buscarem tratamento especializado.
FONTE:
Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-5-TR. Poa: Artmed, 2023
Entrevista para o Diagnóstico do TDAH em Adultos (DIVA 2.0). J.J.S. Kooij, MD, PhD & M.H. Francken, MSc 2010, DIVA Foundation, Holanda.